História da Família Scharlau em São Leopoldo
top of page
Buscar

História da Família Scharlau em São Leopoldo

  • scharlauconstrutor
  • 23 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

O povoamento da área onde hoje se encontra o bairro Scharlau remonta ao século XIX, quando algumas famílias adquiriram lotes na área de várzea do Rio dos Sinos. Em 1928, em terras da família do imigrante alemão Heinrich (Henrique) Scharlau, é construída uma cancha de corridas muito frequentada e, segundo alguns, isso teria dado nome à região ("vamos à cancha do Scharlau").

O boom urbano se deu a partir de 1940, com o início da construção da BR-2 (atual BR-116) ligando São Leopoldo a Caxias. Na mesma época, o governo estadual iniciava a construção da RS-4 (atual RS-240). A partir disso, sucessivos loteamentos de antigas propriedades rurais foram permitindo ao bairro se expandir. O primeiro desses loteamentos foi feito em terras da família Scharlau. Em 1943, os Lemmertz abrem o "Bar e Armazém da Vila Scharlau", consolidando o nome.

Em 1945, no entroncamento das duas rodovias (BR-2 e RS-4) é inaugurado o primeiro posto de combustíveis da localidade, posto Krause com bandeira da Texaco. O local de abastecimento funcionou até meados da década de 1970, quando foi desapropriado para as obras de duplicação da BR-116 até Novo Hamburgo. O local é onde hoje se encontra o viaduto da Scharlau. Na foto, é possível ver a típica cena vista por quem chegava à então vila vindo do centro de São Leopoldo. Além do posto da Krause, vê-se a faixa da antiga BR, antes de ser duplicada.


 
 
 
bottom of page